O que é déficit calórico? Entenda como perder peso reduzindo calorias diárias

O que é déficit calórico? Entenda como perder peso reduzindo calorias diárias

Perda de peso considerada saudável é de 0,5 a 1,0 kg por semana

É comum encontrarmos esse termo quando lemos textos relacionados ao emagrecimento, mas você sabe o que significa? Nós temos necessidades calóricas diárias mínimas para manter as nossas funções vitais em repouso (respiração, batimentos do coração, funcionamento do cérebro, etc). A esse valor calórico (energético) nós damos o nome de taxa metabólica de repouso. Qualquer atividade extra, seja no trabalho ou seja por lazer, vai aumentar a necessidade de calorias que o corpo necessita para executar suas funções adequadamente.

Para entendermos o que é o déficit, temos que entender antes sobre o balanço energético, que é a matemática entre as calorias que o nosso corpo gasta e as calorias que nós ingerimos na nossa alimentação, e podem ocorrer três cenários:

– balanço energético neutro: quando ingerimos as mesmas calorias que gastamos. Nesse caso, mantemos o peso corporal estável;

– balanço energético positivo: quando ingerimos mais calorias do que gastamos. Nesse caso, o peso corporal aumenta, o excesso de nutrientes será armazenado;

– balanço energético negativo: quando ingerimos menos calorias do que gastamos. Nesse caso, o peso corporal diminui, pois utilizamos nossos próprios estoques energéticos para manter o metabolismo funcionando adequadamente.

É justamente nesse último caso que surge o déficit calórico, pois para gerar o emagrecimento, nós devemos consumir menos do que gastamos, deixando o corpo “no negativo” em calorias! Assim, o organismo mobiliza os estoques de nutrientes (carboidratos e gorduras) para fornecer a energia necessária.

Para gerar esse déficit, podemos apenas diminuir as calorias ingeridas pela alimentação, incluir ou aumentar a intensidade do exercício físico ou associar os dois fatores. Alimentos específicos, com promessa de aumentar o metabolismo, não têm impacto significativo no consumo de calorias.

Quantas calorias você precisa gastar para perder peso
Considerando que 1 kg de tecido de gordura no nosso corpo corresponde a aproximadamente 7 mil calorias, para perder 1 kg de gordura devemos gerar um déficit calórico de 7 mil calorias. A perda de peso considerada saudável é de 0,5 a 1,0 kg por semana.

Dessa forma, para perder 1 kg em uma semana, devemos ter um déficit calórico de 7 mil calorias em 7 dias, ou seja, mil calorias por dia, que pode ser a associação de restrição calórica na alimentação (por exemplo, 700 kcal a menos por dia na dieta) e aumento da atividade física diária (qualquer atividade física feita na intensidade correta para gerar aproximadamente 300 kcal de déficit calórico).

Alguns outros fatores também contribuem para o aumento da queima calórica diária, por exemplo, atividades laborais que exigem esforço físico (por exemplo, garis) e condições de saúde hipercatabólicas (por exemplo, febre, queimaduras, cânceres).

A fórmula do emagrecimento é simples, mas não é um processo fácil, pois é multifatorial e envolve, não só atividade física e alimentação, mas questões sociais, emocionais e psicológicas. Portanto, busque sempre ajuda profissional para iniciar a perda de peso da forma mais segura e saudável.

Por Raquel Lupion
Portal GaúchaZH